sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Vento & Chuva

                                       Vento:
  O vento é o fluxo de gases em curta escala. Na Terra, este corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos em que essa pressão é inferior. No espaço sideral, vento solar é o movimento de gases ou partículas carregadas do Sol através do espaço, enquanto vento planetário é a liberação de elementos químicos gasosos da atmosfera de um planeta.

                                   Chuva:


   É um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra.

   Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por difusão de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajetória de queda, ou por outros fenômenos. Quando duas pequenas gotas d'água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado coalescência.
  Nem toda chuva atinge a superfície: algumas evaporam-se enquanto ainda estão a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e que acontece principalmente em locais ou períodos de ar seco.  
  A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico e pode alterar a sensação térmica do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário