sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Vento & Chuva

                                       Vento:
  O vento é o fluxo de gases em curta escala. Na Terra, este corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos em que essa pressão é inferior. No espaço sideral, vento solar é o movimento de gases ou partículas carregadas do Sol através do espaço, enquanto vento planetário é a liberação de elementos químicos gasosos da atmosfera de um planeta.

                                   Chuva:


   É um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra.

   Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por difusão de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajetória de queda, ou por outros fenômenos. Quando duas pequenas gotas d'água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado coalescência.
  Nem toda chuva atinge a superfície: algumas evaporam-se enquanto ainda estão a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e que acontece principalmente em locais ou períodos de ar seco.  
  A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico e pode alterar a sensação térmica do ambiente.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Efeito estufa

  O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, parte do calor é irradiado para a superfície, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Plantas e Árvores Frutíferas

  Uma árvore frutífera é uma árvore que produz frutas, formadas pelo amadurecimento do ovário da flor, o qual contém uma ou mais sementes.
Dentre os vegetais, somente as Angiospermas são capazes de produzir frutas, porém nem todas possuem porte arbóreo. Alguns vegetais frutíferos, como o morangueiro, possuem o tronco localizado debaixo da terra.
 
  As árvores frutíferas além de muito bonitas são também muito importantes para a natureza, pois são aquelas arvores que produzem frutas, que na realidade são formadas pelo amadurecimento do ovário da flor e contém sementes.
  No grande universo de vegetais somente as Angiospermas tem essa capacidade de produzir frutas, mas, nem todas elas possuem o porte arbóreo. Uma curiosidade é que algumas dessas Angiospermas possuem o seu tronco embaixo da terra, como por exemplo o Morangueiro, então são chamadas de Rizoma.
  Alguns exemplos de arvores frutíferas do Brasil são: Jabuticabeira, Pitangueira, Goiabeira, Guabiroba, Sete-Capotes, Ameixeira, Cítricas (laranjeira, limoeiro e outras), Macieira, Pereira e Pessegueiro. Existem muitas outras e o Brasil possui uma grande variedade dessas arvores.
   É lindo ver quando elas começam a dar frutos, pois, ficam cheias e muito mais belas que o normal. Algumas pessoas possuem essas arvores em seu quintal na cidade por mais incrível que possa parecer.